KEYNOTE SPEAKERS

JOÃO OLIVEIRA SOARES

João Oliveira Soares é licenciado em Gestão de Empresas pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) e com pós-graduação em Controle de Gestão pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE) e em Análise Financeira pelo ISEG. É desde 2002 gestor na Casa Agrícola Oliveira Soares, uma empresa familiar que se dedica à agricultura, pecuária e floresta.

FELIPE PÉREZ MARTÍN

Felipe Pérez Martín é, desde 2015, responsável pelos Recursos Genéticos Florestais (RGF) e faz parte da Vice-Direção Geral para a Política Florestal e Combate à Desertificação e Direção Geral de Biodiversidade, Florestas e Desertificação do Ministério Espanhol para a Transição Ecológica e Desafio Demográfico. Trabalha neste Ministério em questões relacionadas com os RGF e materiais de reprodução florestal desde 2008. Como responsável pela área dos RGF e coordenador da Rede Espanhola de Centros Nacionais de RGF, tem vasta experiência em projetos nacionais e internacionais (EUFORGEN, FAO).

JULIO JAVIER DÍEZ CASERO

Julio Javier Díez Casero é professor catedrático de Patologia Florestal na Universidade de Valladolid desde 2010. A sua atividade de investigação tem-se centrado principalmente no diagnóstico, caracterização e controlo de diversos agentes patogénicos florestais e tem sido foi realizada em numerosos centros de investigação internacionais tais como (ARC-Long Ashton Research Station (Reino Unido), Laurentian Forest Service (Canadá) e Universidade de Davis (EUA). Editou mais de 13 livros, publicou mais de 160 artigos científicos em revistas de alto impacto, 17 capítulos de livros e fez mais de 200 contribuições em conferências científicas.

CONCEIÇÃO SANTOS SILVA

Conceição Santos Silva é Secretária Geral da UNAC (União da Floresta Mediterrânica), engenheira Florestal, com mestrado em Engenharia Florestal e Gestão dos Recursos Naturais, tem um profundo conhecimento do setor florestal e das suas fileiras. Tem um currículo de duas décadas no movimento associativo principalmente dedicado aos sistemas agroflorestais mediterrânicos. Nos últimos cinco anos liderou na UNAC vários projetos de I&D, mantendo ainda uma participação ativa nas temáticas florestais nacionais e internacionais, quer em termos de representação institucional quer na defesa das políticas necessárias para uma floresta mais resiliente.